A tal sinceridade!

Gosto de gente que faz o que diz. Que tenta pelo menos diminuir a distância entre o FALAR e FAZER, que seja no mínimo coerente com o que pensa e sente.
Sermos corajosos na nossa zona de conforto é fácil ...

Odeio artifícios! Sinceridade é realmente algo louvável hoje em dia ...

Pode parecer um pouco um pouco clichê. Mas quando fico aqui tentando divagar sobre sinceridade, não estou dizendo sobre a tal "sinceridade" escancarada, da qual se profere tudo o que sente para o outro, sem nenhuma responsabilidade por aquilo que é expressado. O que digo não é sobre apenas falar a verdade e ponto, fim. Não, a sinceridade, pelo menos ao meu ver trata-se de algo maior, é sobre ser verdade, sentir o que diz e dizer o que sente. É ser intrínseco, e deixar-se ser apenas ... Sem jogos, sem ressalvas!

O problema, é que percebo que não nos deixam ser de verdade, pelo menos não cem porcento. Desde que o mundo é mundo, somos treinados a dissimular,a retermos nossos sentimentos, desejos. Logo sucumbimos ao superficial, ao falso moralismo, à uma auto deterioração, sucumbimos principalmente ao medo, medo daquilo que poderá acontecer, ao ponto de nos angustiarmos com o possível sucesso que poderíamos ter, mas faço desse pequeno texto mais uma reflexão em cima da sinceridade nas relações, que me parece tão escassa ...

O que são 'jogos de sedução'? Alguém pode dar-me a definição? Esse título popularmente conhecido não se limita pura e simplesmente em seduzir. Seduzir, encantar, cativar é algo tão bom, tão gostoso e etc e tal; o perigo é a tal palavrinha "jogo", o mais perigoso ainda é quando se estabelece um monte de regrinhas estúpidas que cerceiam nossa liberdade de sermos autônomos(as) em nossa forma de nos relacionar com o mundo e com nós mesmos ...

Nada melhor que sentir, dizer sem receio da rotulação. Mesmo quando falamos besteiras sem querer, ou quando nos deparamos com atos falhos. O que nos resta é sorrir, e rir de nós mesmos, sem medo de parecermos bobos. Aliás, essa sensação é fantástica, e é isso que nos faz humanos.

Não há regras para amar, para sentir ...

“É melhor ser desprezado por viver com simplicidade do que ser torturado por viver em permanente simulação.”

Sêneca

Um comentário: